segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Centenário do Bloqueio Geral em Dublin

Os Correios da Irlanda vão assinalar no dia 22 deste mês o Centenário do Bloqueio Geral em Dublin, com a emissão de uma série de três selos, uma carteira e o sobrescrito de primeiro dia com o respectivo carimbo.

As condições de vida dos trabalhadores irlandeses nos primeiros anos do século XX eram muito difíceis, com a pobreza, as doenças, os baixos salários e a falta de qualificações, a trazerem os conflitos para as ruas, as reivindicações e a revolta social.

Entre os inúmeros lideres sindicais que naquele tempo apelavam à união dos trabalhadores, estão estas três figuras importantes para a Irlanda, que os correios homenageiam com esta emissão. James Larkin (1874-1947), fundador da União Geral Irlandesa de Trabalhadores dos Transportes, e da União de Trabalhadores da Irlanda. James Connolly (1868-1916), revolucionário socialista, criou com Larkin o Exército Civil Irlandês em resposta ao Lockout de 1913, chegando a ser o seu comandante. E a Condessa Markiewicz (1848-1922), que estava em Dublin por ocasião do Bloqueio Geral, foi uma das intervenientes, sendo mesmo a 2º Comandante do Exército Civil de Connolly.

Os selos foram desenhados por Ger Garland, e impressos na Irish Security Stamp Printing Ltd.


Sem comentários:

Enviar um comentário