segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Nebulosas na ONU

Vai decorrer de 4 a 10 de Outubro próximo a Semana Mundial do Espaço, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como evento anual. A Administração Postal das Nações Unidas assinalou esta comemoração com o lançamento de uma emissão filatélica, no passado dia 9 de Agosto, nos três postos de Nova Iorque, Genebra e Viena de Áustria.

Esta Semana Mundial do Espaço, que tem o apoio da organização não governamental «World Space Week Association», visa a educação e o desenvolvimento económico que nos chega através da exploração espacial, o incentivo aos jovens pelo conhecimento científico e a cooperação entre os estados.

Foram emitidos seis selos, dois para cada posto da Administração Postal das Nações Unidas, três blocos filatélicos, folhas miniatura de quatro selos (com duas séries), e sobrescritos de primeiro dia para todo este material filatélico. Foram ainda criados carimbos de primeiro dia para cada um dos postos.

Os selos que apresentamos aqui referem-se: à Nebulosa SH 2-106 com imagem da NASA, ESA, The Hubble Heritage Team (STScl/AURA) e NAOJ; a Nebulosa NGC 2346, V651 Mon, que está a 2300 anos luz da Terra; e no bloco a Nebulosa Eagle. Os selos foram desenhados por Sergio Baradat, das Nações Unidas, e impressos pela UAB Garsu Pasaulis, da Lituânia.

Querem descobrir os outros selos desta emissão? Basta irem aqui ao site da  United Nations Postal Administration .

Sem comentários:

Enviar um comentário