segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Arqueologia e História Natural no Peru

A República do Peru é um país muito rico em vestígios arqueológicos de antigas civilizações, e mostra ao mundo essas culturas através dos selos postais. É uma forma de divulgação da história e de promoção turística, e a filatelia tem também essa vertente, a de ensinar e perpetuar o conhecimento.

As últimas emissões de selos dos Correios do Peru - SERPOST S.A., abordam os temas de arqueologia e história natural. Dão a conhecer o Complexo Arqueológico Huacas do Sol e da Lua, um sítio arqueológico que pôs a descoberto um importante centro habitacional de uma civilização pré-inca. Emitiram um bloco com um selo, no dia 27 de Setembro, que mostra o complexo de templos e palácios deste sítio, que seria a capital do Estado de Moche, perto da actual cidade de Trujillo.

Ainda no campo da arqueologia, puseram a circular um selo, no dia 11 de Outubro, dedicado a pinturas rupestres de Chahuaytiri, descobertas perto da cidade de Cusco. Muitos alunos da Universidad Nacional Mayor de San Marcos estão a estudar estes vestígios arqueológicos.

Os 95 anos da fundação do Museu de História Natural da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, foram assinalados com a emissão de um selo no dia 4 de Outubro. Este museu alberga a maior colecção de espécimenes biológicos e paleontológicos do Peru, sendo por isso um importante centro de investigação e formação. Ainda na área da História Natural, emitiram um bloco filatélico com um selo, dedicado à descoberta de fósseis de roedores mais antigos da América do Sul, o «Canaanimys Maquiensis». O selo e bloco foram desenhados por Christian Alvarez Mendonza, da SERPOST S.A., e impressos na Thomas Greg and Sons, do Peru.



Sem comentários:

Enviar um comentário