quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Novidades do Canadá

As últimas emissões filatélicas dos Correios do Canadá são dedicadas ao Príncipe George de Cambridge, às comemorações do Natal 2013, e ao tema militar.

Emitiram a 22 de Outubro um selo comemorativo do nascimento do Príncipe George, desenhado por Isabelle Toussaint, que mostra uma das primeiras imagens após o nascimento. Puseram também a circular um bloco com dois selos, e que apresenta em imagem de fundo a Torre da Paz, de Ottawa, iluminada no dia do nascimento da criança. Foram editados uma carteira com dez selos e o sobrescrito de primeiro dia.

Outra emissão de um selo é comemorativa dos 150 anos do «The Hastings and Prince Edward Regiment», um regimento de infantaria criado em Janeiro de 1863, pela fusão do 9º Regimento Anti-Tanque e 15º Batalhão de Milícias Voluntárias. Este regimento recebeu várias condecorações, e esteve envolvido em diversos campos de batalha, como na rebelião do Noroeste do Canadá em 1885, na Guerra dos Boers, África do Sul, na Primeira Grande Guerra, e nas batalhas e ocupação da Itália na Segunda Guerra Mundial.

Ainda sobre este tema, editaram a 19 de Outubro um sobrescrito e carimbo comemorativos dos 100 anos do 22º Regimento Real (1914-2014). Também estas tropas tiveram acção destacada na libertação da Itália, Holanda e Alemanha, assim como na Guerra da Coreia, missões da NATO e da ONU no Afeganistão.

Quanto à emissão Natal 2013, os Correios do Canadá emitiram uma série de três selos que nos mostram trabalhos artesanais dedicados ao Natal, feitos em ponto cruz. Esta emissão filatélica é apresentada em carteiras com doze e seis selos, e um bloco com os três selos. A autora dos desenhos é Hélène L`Heureux, e a autora dos bordados Claire Belzil. O primeiro dia de emissão foi a 22 de Outubro.

Ainda no tema Natal, puseram a circular um selo que representa uma obra de Georges de la Tour, pintor francês (1593-1652). Esta pintura «Santa Ana e o Menino Jesus», faz parte do acervo do Museu de Belas Artes de Ontário.




Sem comentários:

Enviar um comentário