domingo, 6 de outubro de 2013

Quebrar Barreiras - Abrir as Portas

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a realização em Setembro, de uma importante reunião sobre a «Deficiência e o Desenvolvimento», para o aumento da consciência sobre o trabalho das Nações Unidas na garantia da inclusão de pessoas com deficiência, em todos os aspectos de uma sociedade em desenvolvimento.

A campaha «Quebrar Barreiras - Abrir as Portas» lançada na imprensa, visa a divulgação do trabalho artístico de pessoas deficientes, para um impacto positivo nas respectivas comunidades.

A Administração Postal das Nações Unidas emitiu no dia 20 de Setembro uma série de seis selos, dois para cada sede da organização, mostrando algumas dessas obras de arte. Os selos foram desenhados por Rorie Katz das Nações Unidas, e impressos na UAB Garsu Pasaulis, da Lituânia.

Para a sede de Nova Iorque o selo de 46c representa um «Auto-Retrato II» de 2010, do artista Chuck Close (EUA), que depois de ter sofrido um colapso arterial em 1988, e ter ficado paralisado do lado esquerdo, continuou a pintar e a expor em mais de duzentas exposições em todo o mundo e nos principais museus. No selo de $1,10, uma obra de Josephine King (Reino Unido), doente bipolar.

Para a sede de Genebra o selo de 1,40 francos suíços representa a obra, óleo sobre tela «See the girl with the red dress on» de Sargy Mann (Reino Unido), doente de cataratas desde os 36 anos. O selo de 1,90 francos suíços apresenta uma representação chinesa do Grupo de Arte Performativa Chinesa de Pessoas Deficientes, fundada em 1987.

Para a sede de Viena no selo de €0,70 a obra «Electroman» de Pete Eckert (EUA), fotógrafo e deficiente visual. No selo de €1,70 podemos ver a obra «Dive Bomb», arte Outsider, de Matt Sesow (EUA), vítima de um acidente que lhe amputou a mão esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário