segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Emissões Filatélicas da Bolívia

Os Correios da Bolívia emitiram no passado mês de Julho, duas emissões de quatro selos cada, para assinalar a fauna e flora bolivianas em vias de extinção. Estas emissões filatélicas tiveram o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Água, que editou os Livros Vermelhos das espécies ameaçadas de extinção.

A Bolívia é um país muito rico em biodiversidade, e pelas suas altitudes, rico em variados ecossistemas. Possui mais de vinte mil espécies de plantas, grande parte situada na Cordilheira dos Andes. As diversas actividades humanas levam à degradação e destruição dos ecossistemas naturais, mas também ao alerta e estudo pela comunidade científica destes riscos. A emissão de selos lançada este ano vem assim divulgar junto do grande público as tarefas para a protecção da natureza.

Quanto à fauna boliviana, os riscos são os mesmos, com a degradação e destruição dos ecossistemas naturais, com a comercialização de espécies exóticas e a caça desordenada. Os selos mostram: o Condor-dos-Andes, ave de grande porte, podendo atingir os três metros de envergadura; o Morcego de nariz de espada de Tomes; o pequeno Veado andino, o Taruka, ameaçado pela caça de troféus, pela expansão agropecuária e ataque de cães domésticos; e a Rã de vidro de Pistipata.

Outras emissões mais recentes, foram comemorativas do emigrante boliviano, e do CIRBE - Concejo Internacionale de Residentes Bolivianos en el Exterior, com um selo posto a circular no dia 19 de Setembro. Um outro selo assinala os doze anos de existência do Hospital Arco Iris, criado pelo padre José Neuenhofer para cuidar e apoiar os pobres e as crianças.

Ainda um selo que comemora os vinte e cinco anos da «Asociación Conservacionista de Torotoro», organização sem fins lucrativos que criou o Parque Nacional de Torotoro, com a finalidade de promover a conservação, a protecção e administração adequada da fauna e flora silvestre, dos recursos paleontológicos e espeleológicos da região de Torotoro.




Sem comentários:

Enviar um comentário