sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Gastronomia e Outras Emissões

Os Correios da Eslovénia emitiram em Novembro uma série de dois selos dedicados à gastronomia. Esta é uma emissão que tem vindo a ser lançada há algum tempo com o título «Com uma colher na Eslovénia», e desta vez mostra os bolinhos de feijão com couve, e o ganso assado com couve roxa refogada.

São pratos típicos desta região que a filatelia pode divulgar por todo o mundo. É uma forma de promover o país e divulgar a cultura de um povo. Os selos foram desenhados por Edi Berk, e a fotografia é de Tomo Jesenicnik.

Outra emissão de dois selos saúda o Ano Novo. Um mostra um anão e cogumelo, símbolos típicos do Ano Novo em muitos países, mas em especial no Norte da Europa e Alemanha. Estes símbolos estão associados à fertilidade e aos bens terrenos, e à vida eterna. O outro selo mostra uma menina com o primeiro dia do ano na mão, o número um. Também é um postal típico dos desejos de Boas Festas e Feliz Ano Novo.

A emissão de Natal dos Correios da Eslovénia é composta de dois selos, que também reproduzimos aqui, e que mostram presépios feitos nas aldeias com formas e materiais diferentes dos habituais, e montados em vitrinas ou armários, servindo assim para os anos seguintes. Estes presépios que os selos mostram são feitos em papel ou cartão, e podem ser vistos no Museu Regional de Murska Sobota.

A série de Natal foi desenhada pelo Estúdio Arnoldvuga e Edi Berk, e a ilustração é de Natasa Vuga. Tanto esta série, como a do Ano Novo são de selos autocolantes.




Sem comentários:

Enviar um comentário