domingo, 8 de dezembro de 2013

Personalidades Colombianas

O Ministério da Cultura da Colômbia declarou 2013, como o ano Soledad Acosta de Samper, em homenagem a esta mulher da cultura colombiana do séc. XIX, e comemorativo do centenário da sua morte. Os Correios da Colômbia (4-72) associaram-se a esta comemoração com a emissão de um selo de 2.500 pesos, posto a circular no dia 3 de Setembro.

A importante obra literária de Soledad Acosta de Samper, a primeira grande escritora colombiana, historiadora, jornalista e editora, é composta de 21 novelas, 48 contos, quatro peças de teatro, quarenta e três ensaios sociais e literários, vinte e um estudos de história, para além de ter fundado e dirigido cinco jornais e revistas, e a primeira publicação dirigida exclusivamente para as mulheres, «La Mujer», fundada em 1879. Foi ainda uma lutadora pelo pleno acesso dos seus compatriotas à educação.

Esta emissão é apresentada em folha bloco com quatro selos, com desenhos de Milena María Monguí Estupiñán.

A outra personalidade colombiana homenageada, foi Alfonso Palacio Rudas, na comemoração do centenário do seu nascimento. Foi um destacado político, desempenhando vários cargos públicos, de que destacamos o de Senador, Procurador Geral da República, Governador de Tolima, Ministro das Finanças, Deputado da Assembleia Constituinte de 1991, além de Professor Catedrático, escritor e jornalista.

Esta emissão é composta de um selo desenhado por Monica Marcela Vargas Moore, com o valor facial de $7.000 (pesos), e primeiro dia de circulação a 9 de Agosto na cidade que o viu nascer, Honda - Tolima.


Sem comentários:

Enviar um comentário