sábado, 7 de dezembro de 2013

Símbolos do Natal no Pacífico

As Ilhas Niue e Tokelau no Pacífico Sul, sob administração postal da Nova Zelândia, emitiram selos dedicados ao Natal 2013, no passado dia 20 de Novembro. São selos muito interessantes para os filatelistas temáticos, e uma forma de desejar «Festas Felizes».

Os selos de Niue mostram símbolos do Natal e os nomes na língua local. Todos eles têm a frase «Monuina e Kilisimasi» (Feliz Natal) e: no selo de 30c. «Mafola» que significa paz, aqui representada por uma pomba; no selo de $1,40 «Fakaalofa», um anjo do amor; no selo de $2,00 «Amanaki», que é a esperança, representada por uma estrela; e uns sinos, no selo de $4,00 que representa a alegria, «Fiafia». Foi ainda emitida uma folha miniatura com os quatro selos e um sobrescrito de primeiro dia, tudo desenhado pelos serviços artísticos dos Correios da Nova Zelândia.

As tradições natalícias nas ilhas do Pacífico são como em todo o mundo. As famílias e os amigos reúnem-se para festejar o Natal, comem, dançam, e os que trabalham fora regressam às ilhas para estarem com a família.

Os selos de Tokelau mostram a história tradicional do Natal, com Maria e José a caminharem em Nazareth, o nascimento de Jesus, os pastores e os Reis Magos. Também esta emissão tem uma folha miniatura com os quatro selos, e a inscrição «Manuia te Kilihimahi», que significa Feliz Natal na língua local.


Sem comentários:

Enviar um comentário