segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Herói da Segunda Guerra Mundial

Os Correios da Eslovénia puseram a circular no dia 12 de Dezembro, um selo comemorativo dedicado a Mehdi Huseynzade, herói da Segunda Guerra Mundial. Esta foi uma emissão conjunta com os Correios do Azerbaijão.

Mehdi Huseynzade, ou Mikhailo, como ficou conhecido na Jugoslávia, nasceu em Baku, no Azerbaijão a 22 de Dezembro de 1918. Foi oficial do Exército Vermelho e combateu na Batalha de Stalingrado, tendo sido ferido e feito prisioneiro no mesmo ano de 1942. Depois de ter fugido com outros companheiros, juntou-se à guerrilha Jugoslava-italiana, tendo sido o responsável por diversos atentados bombistas contra as tropas hitlerianas. No dia 2 de Novembro de 1944 caiu numa emboscada perto da cidade de Vitovlje, no Oeste da Eslovénia, onde morreu.

O selo tem a taxa de €0,97 e foi desenhado por Andreja Martinc.

Uma outra emissão dos Correios da Eslovénia, lançada no dia 22 de Novembro, é um selo dedicado ao cinema esloveno, e mostra uma cena do filme «Vesna», de 1953, realizado pelo cineasta checo Frantisek Cápa.

O design industrial da Eslovénia é um outro tema para emissão filatélica, posta a circular no dia 22 de Novembro. É dedicada ao quiosque K67, desenhado pelo arquitecto e desenhador industrial Sasa Mächtig, fundador do Departamento de Design da Academia de Belas Artes. O selo mostra módulos deste quiosque, que está espalhado por toda a Eslovénia para venda de jornais, bilhetes, cachorros e muito mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário