quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Novidades Filatélicas da Islândia

As primeiras emissões filatélicas de 2014 dos Correios da Islândia surgiram no passado dia 16, e são quatro emissões comemorativas. Um selo assinala os 100 anos da fundação da Eimskip, a Companhia dos Barcos a Vapor da Islândia, uma das mais antigas sociedades islandesas, criada a 17 de Janeiro de 1914, e ainda a operar no Atlântico Norte. Este selo é de taxa para a Europa, e foi desenhado por Atli Hilmarsson.

Uma outra emissão de um selo comemora o 100º Aniversário das Estatísticas da Islândia, organismo que foi fundado no ano de 1914, que processa e divulga os dados sobre a economia e a sociedade islandesa. Está agregado ao Ministério das Finanças e Assuntos Económicos, e opera de acordo com os Princípios Fundamentais das Nações Unidas, com o Código de Prática das Estatísticas Europeias, e com a Lei sobre Protecção da Privacidade em relação ao tratamento de dados pessoais. Este selo é de taxa para o correio nacional, e foi desenhado por Kristín Póra Gudbjartsdóttir.

Comemoraram também, com um selo de taxa para o correio nacional não prioritário, os 100 anos da resolução para a protecção da Águia de cauda branca, ave que ainda hoje se encontra ameaçada de extinção. O seu habitat natural está confinado a Breidafjördur e aos Fiordes ocidentais, embora se encontre em todo o país.

Para terminar, a emissão dedicada ao turismo, é a terceira série deste tema, composta de dois selos, que nos mostram Sjálfberg, uma grande rocha solitária no meio do mar, em Munadarnes, na costa de Strandir, nos Fiordes ocidentais. O outro selo representa Kvíárjökull, uma zona glaciar no extremo Sul de Vatnajökull, onde o Instituto Islandês de Ciências da Terra estuda a origem da formação deste extenso glaciar. Estes selos foram desenhados por Oscar Bjarnason.





Sem comentários:

Enviar um comentário