domingo, 19 de janeiro de 2014

Os Marcos da Literatura Filatélica

A literatura ligada ao coleccionismo desempenhou sempre um papel importante na vida dos coleccionadores, com os catálogos, estudos, e todos os escritos que ajudam no nosso dia a dia. É o que acontece com a literatura filatélica, desde a criação dos primeiros selos postais. O livro que vos apresento aqui, «Os Marcos da Literatura Filatélica no séc. XIX», é uma peça fundamental para o conhecimento do coleccionismo filatélico, e para a sua divulgação.

Este livro foi lançado por ocasião da MonacoPhil 2013, a Exposição Filatélica Internacional que se realizou em Dezembro, no Mónaco, a que demos destaque nestas linhas. É uma edição do Musée des Timbres et des Monnaies de Monaco, com o patrocínio do Club de Monte-Carlo, da FEPA, e da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques. Os autores desta obra são Wolfgang Maassen e Vincent Schouberechts, que reuniram, com a colaboração de alguns coleccionadores e bibliófilos, as peças fundamentais para a exposição que apresentaram no Mónaco comemorativa dos 150 Anos da Literatura Filatélica, e para este livro.

Neste livro, muito ilustrado e com 512 páginas, vamos encontrar a evolução da literatura filatélica e mesmo da filatelia, nos capítulos que nos mostram os primeiros textos sobre o coleccionismo, os primeiros catálogos e revistas filatélicas, os artigos em jornais generalistas, os primeiros álbuns, as sociedades e clubes filatélicos com as suas obras e publicações regulares, o desenvolvimento da filatelia mundial, os catálogos de comerciantes e de leilões, e toda a evolução que se foi verificando na filatelia e literatura filatélica até ao séc. XX.

Esta magnífica obra sobre a literatura filatélica mundial, foi uma oferta de Patrick Maselis, Presidente do Club de Monte-Carlo, e Comissário Geral da MonacoPhil 2013.

 

1 comentário:

  1. Olá Mário, me chamo Diego Salcedo, colecionador de literatura filatélica residente em Recife (Brasil). Você pode indicar onde posso adquirir um exemplar dessa magnífica obra? Grato. Saudações.

    ResponderEliminar