quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Moeda de Fernando Pessoa

Mais uma moeda de colecção vai surgir no mercado português a partir de dia 20 de Fevereiro, lançada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda. É a moeda da série Portugal Universal, dedicada a Fernando Pessoa.

Esta moeda é de ouro, tem o valor facial de €0,25, o acabamento é de Flor de Cunho e foi esculpida por Eloísa Byrne. Vai ser editada uma carteira de apresentação que conterá a moeda de colecção e textos explicativos.

Fernando Pessoa (1888-1935), poeta e escritor, considerado o mais universal poeta português, uma das figuras mais singulares e complexas da literatura portuguesa. A sua versatilidade levou-o à criação dos heterónimos de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. As suas obras estão hoje traduzidas e editadas em todo o mundo.

Ainda sobre numismática, a INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda, apresentou este mês na World Money Fair (Feira Internacional de Moeda), em Berlim, a primeira moeda bimetálica excêntrica do mundo. Esta moeda, que vai ser lançada em Outubro deste ano, é uma inovação numismática desenvolvida pela INCM, para comemorar o Centenário da Primeira Moeda Comemorativa da República.

Apresentamos aqui as imagens das referidas moedas.


Sem comentários:

Enviar um comentário