sábado, 15 de fevereiro de 2014

Publicações recebidas - Fevereiro - 2

A Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, do Brasil, publica o Boletim Informativo «Santa Catarina Filatélica», de que recebemos o nº 67, referente ao mês de Dezembro de 2013. Esta associação sediada em Florianópolis vai comemorar este ano, os seus 76 anos de existência ao serviço dos coleccionadores.

A excelente publicação apresenta um artigo sobre os 75 anos de história desta associação, com as várias etapas da sua vida, exposições realizadas, e os corpos sociais que a dirigiram ao longo deste tempo. Outros artigos preenchem este número desta publicação, de que destacamos «As Cédulas de Hitler», um artigo de Márcio Rovere Sandoval, sobre as notas alemãs no tempo de Hitler, o artigo «As Medalhas Contam a História do Brasil - III», de Claudio Amato, e «Ecos da Brasiliana 2013», de Luís Claudio Fritzen, além de outros artigos sobre as actividades associativas.

Recebemos o «Filatelista» nº 2/2014 (1096), órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia (Polski Zwiazek Filatelistów). Na capa desta excelente publicação podemos ver uma ilustração que nos mostra duas gerações a coleccionar selos e com título «A Filatelia para o Conhecimento». Sempre muito ilustrada e com muitos artigos de fundo sobre vários temas, de que destacamos «Nas Asas do Vento», de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, sobre o tema aves, o Albatroz e as emissões dos territórios da Antártida, um artigo da História Postal durante a Segunda Guerra Mundial «Serviço Postal Polonês no Reino Unido 1940-1945», de Marian Wawazynkowski, um outro artigo temático «Lição de Química», sobre o químico russo Dmitri Mendeleev, as «Franquias Mecânicas», num artigo de Bronislaw Rejnowski, membro honorário da Academia Polaca de Filatelia, e editor chefe desta revista filatélica de 1996 a 2012. Muitos outros artigos sobre a vida associativa dos filatelistas polacos e as novas emissões de selos de todo o mundo, completam mais esta edição.

A outra publicação que destacamos hoje, é «Die Briefmarke», órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria (Verband Österreichischer Philatelistenvereine), de que recebemos o nº 2 de 2014. Nesta excelente publicação, muita informação sobre as actividades dos filatelistas da Áustria, um espaço dedicado à juventude, e um suplemento sobre os novos selos austríacos de Fevereiro. Nos artigos de fundo, destacamos um artigo em memória de Nelson Mandela, outro sobre os XXII Jogos Olímpicos de Inverno-Sochi 2014, com as várias emissões comemorativas, e artigos de história postal, «O correio interno censurado depois da 2ª Guerra Mundial na zona soviética da Áustria», de Ing. Gerhard Oberleitner, e um outro artigo de história da filatelia «O fim precoce das séries de Brasões de Armas», do Dr. Hellwig Heinzel, entre outros artigos de grande interesse.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário