quarta-feira, 12 de março de 2014

A Senhora de Húsavík

A lenda da senhora rica de Húsavík, nas Ilhas Faroé, conta a história de uma menina pobre de Skúvoy, que misteriosamente descobriu onde o chefe Viking, Sigmundur Bretisson, tinha escondido o seu chifre de ouro. Uma peça riquíssima em ouro puro, que logo vendeu ao Rei para sair da miséria em que vivia, tornando-se a mulher mais rica de Húsavík, e das Ilhas Faroé.

Esta lenda, é o tema para a emissão de uma folha miniatura, que os Correios das Ilhas Faroé puseram a circular no dia 26 de Fevereiro. Estes três selos têm desenhos de Edward Fuglo, e o valor facial de 10 coroas cada, taxa para o correio normal interno até 50gr.

No mesmo dia puseram a circular outras duas emissões, uma delas com quatro selo dedicada a medusas (alforrecas), existentes nas costas das Ilhas Faroé. Estes seres de aparência estranha em forma de pára-quedas existem em todos os oceanos, mas algumas espécies estão a aparecer com mais frequência junto das costas nórdicas, devido ao aquecimento e mudanças climáticas. Os selos mostram a Medusa comum (Medusa-da-lua), a Juba de leão, a Ferrão malva e a Melão. As imagens são do fotógrafo Ingi Sorensen.

O outro selo é da emissão SEPAC 2014, e apresenta a imagem da Rosa macia (Rosa mollis), uma planta e flor que estão a reintroduzir em jardins e viveiros, para a sua preservação. Também aqui as mudanças climáticas alteraram o aparecimento destas flores na paisagem selvagem. A imagem deste selo, é do fotógrafo Jens-Kjeld Jensen.


Sem comentários:

Enviar um comentário