quinta-feira, 13 de março de 2014

Publicações recebidas - Março - 2

Hoje vamos divulgar mais algumas publicações recebidas, desta vez órgãos oficiais de federações, uma forma de unir as várias organizações associativas e divulgar as actividades filatélicas de cada país.

Começo por destacar a «FEPA News», nº 24 - II série, referente ao mês de Janeiro, deste órgão oficial da Federation of European Philatelic Associations, cujo editor, José Ramon Moreno, é também Presidente desta Federação Europeia de Associações Filatélicas.

Nesta excelente publicação, que chegou através do Sr. Pedro Vaz Pereira, a quem deixamos o nosso agradecimento, vamos encontrar o relato detalhado de todas as grandes exposições filatélicas que se realizaram na Europa no último ano, assim como outras iniciativas filatélicas e o Congresso da FEPA, realizado em Madrid no mês de Outubro, que elegeu a nova direcção desta federação. Sobre este congresso, e sobre a filatelia europeia e portuguesa, escreve o Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, o Sr. Pedro Vaz Pereira, um artigo sobre as condições e custos de participação dos filatelistas em exposições internacionais.

Da Polónia chegou o «Filatelista», nº 3/2014 (1097), órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos (Polski Zwiazek Filatelistów), excelente publicação mensal com muitos estudos de História Postal, mas também de filatelia temática e novidades mundiais. Neste número destacamos a segunda parte do artigo «Nas asas do vento», sobre o Albatroz nas zonas polares, de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, e «O cheiro nos selos», um artigo muito ilustrado de Katarzyna Gasek, sobre as emissões filatélicas com aromas e sensíveis ao tacto. A «Apresentação e avaliação da literatura filatélica em exposições», de Marek Zbierski, um artigo sobre o «Catálogo especial dos selos postais da Lituânia», de Antanas Jankauskas, e «As mulheres também gostam de selos», de Irena Zielinska, além de outros artigos sobre a vida associativa na Polónia, completam esta edição.

Recebemos o nº 3 de 2014, do «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», órgão oficial da Federação dos Filatelistas da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, outra excelente publicação filatélica mensal, que neste número apresenta na capa uma novidade mundial, o primeiro selo em porcelana, numa cooperação com a Fábrica de Porcelanas Augarten, de Viena. Artigos de História Postal, e estudos sobre filatelia temática, como as obras do pintor Arik Brauer no Museu Judaico de Viena, ou «Um lírio entre espinhos», de Max Fink, e o artigo «Salada de frutas», do Dr. Hellwig Heinzel. Apresenta ainda o concurso do «Mais belo selo de 2013», que decorre até Abril, o suplemento Album, com as novidades dos Correios da Áustria, e toda a informação da vida associativa e das exposições austríacas.



Sem comentários:

Enviar um comentário