segunda-feira, 31 de março de 2014

Temas da Cultura Irlandesa

O poeta, escritor e novelista irlandês Brendan Behan (1923-1964). morreu há 50 anos, a 20 de Março de 1964. Os Correios da Irlanda - An Post, para assinalar esta data, emitiram um selo no dia 20 de Março, com o valor facial de 60c., e desenho de Conor & David, baseado na fotografia de Ida Kar.

Brendan Behan foi uma figura marcante na literatura irlandesa do séc. XX. Nasceu no seio de uma família republicana, e desde jovem assumiu as suas convicções nacionalistas. Foi preso em Inglaterra no ano de 1939, na posse de explosivos. Esteve detido durante três anos, tempo que ocupou na biblioteca da instituição. A sua filha e o seu neto estiveram no lançamento desta emissão filatélica, e referiram-se ao facto de ele ter morrido ainda novo, mas ter deixado as suas obras de literatura, peças de teatro, poemas e canções para a posteridade.

No dia 27 de Março emitiram uma série de quatro selos, a segunda emissão dedicada à Arte Visual Contemporânea. Têm desenhos de Ger Garland, o valor facial de €0,60 cada, e mostram: a pintura «Patterened Behaviour», de Diana Copperwhite; o quadro «Maestra», de Sean Scully, artista americano de origem irlandesa, com obras no Metropolitan Museum of Art, em New York, e na Tate Gallery, em London; um outro selo mostra a escultura «Light Receiver», de Eilis O'Connell; e «Chaplet», de Alice Maher.

Aproveito para apresentar aqui também, já que nos estamos a referir à Irlanda, o seu Museu dos Correios - An Post Museum - History and Heritage , onde podem descobrir como os correios têm evoluído ao longo dos anos. Podem ver a imagem do mês, que em Março foi um cartão postal dedicado a St. Patrick, os as secções sobre os Correios da Irlanda, os correios e os selos ou os correios e os transportes. Divirtam-se nesta visita.



Sem comentários:

Enviar um comentário