domingo, 13 de abril de 2014

Publicações recebidas - Abril - 2

Três publicações de associações filatélicas recebidas nos últimos dias, estão hoje aqui na nossa habitual divulgação da literatura filatélica. Começamos com o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos (Polski Zwiazek Filatelistów), o «Filatelista», nº 4/2014 (1098), muito ilustrada e a desejar uma Feliz Páscoa, na sua capa.

Esta excelente publicação filatélica apresenta artigos de história postal, filatelia temática, as novidades de selos de todo o mundo, e sobre a vida associativa dos filatelistas da Polónia. Destacamos um artigo de Dorota Rosinska sobre «Temas judaicos em selos postais da Polónia (1946-1987)», e um artigo de Irena Zielinska «Os selos documentam a história do pontificado de João Paulo II».

Outra publicação recebida, é «donau-post» nº 2 de 2014, órgão do Clube Filatélico Danúbio (Briefmarkensammler Vereins "Donau"), da Áustria. A capa desta excelente publicação apresenta o selo comemorativo dos «900 Anos da Cidade de Klosterneuburg», e um artigo no seu interior sobre esta cidade. Ainda notícias dos Correios da Áustria, a vida associativa, as novas emissões filatélicas da Administração Postal das Nações Unidas, outros artigos temáticos e para a juventude.

O órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria (Verband Österreichischer Philatelistenvereine), o «Die Briefmarke», nº 4 de 2014, também apresenta na sua capa o tema e imagem dos «900 Anos da Cidade de Klosterneuburg», e a festa da filatelia que aconteceu ontem em Viena, dia 12 de Abril, em que a Suíça foi a convidada especial, e a comemoração dos 125 anos da Federação de Filatelia da Suíça (Verband Schweizerischer Philatelistenvereine - VSPhV), e os 125 anos do Jornal de Selos Suíços. Outros destaques nesta excelente publicação, é o 100º Aniversário da Primeira Grande Guerra, com correio militar censurado, e um artigo sobre postais antigos ilustrados com crianças fardadas, «As crianças-soldados: deve o jogo da guerra ser engraçado?», do Prof. Mag. Otto Ziedrich. Outros artigos temáticos e as novidades dos Correios da Áustria, completam esta edição.



Sem comentários:

Enviar um comentário