sexta-feira, 2 de maio de 2014

Emissões Filatélicas da Eslovénia

Os Correios da Eslovénia emitiram no passado dia 28 de Março vários selos comemorativos, que divulgamos hoje. Lançaram dois selos para assinalar a Páscoa 2014, um que representa ovos coloridos, com desenho de Andreja Trbuha Kukec, e Cristo crucificado, com desenho de Andreja Martinc baseado na pintura de Tone Kralj. A Páscoa é em todo o mundo cristão a maior festa religiosa, para além do Natal, e na Eslovénia celebra-se também o início da Primavera.

Uma outra emissão de três selos e um bloco, é dedicada ao tema «Flora», e apresenta imagens de videiras muito antigas de castas importantes na Eslovénia. Uma dessas castas é a Refosco, produzida na região de Karst, na variedade de Terrano Carso.

Um selo dedicado ao Património, mostra o Mosteiro Medieval dos Monges Cartuxos de Pleterje, nos vales das Montanhas Gorjanci, com produção própria de vinhos e aguardentes, grandes espaços de pomares, hortas, pastagens, viveiros de frutas e estufas de flores e plantas. Os monges deste mosteiro apoiaram a Frente de Libertação Nacional Eslovena, durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma emissão do tema «Turismo», com um selo dedicada a Idrija - Destino Europeu de Excelência. Este selo tem fotografia de Tomo Jesenicnik e Dunja Wedam, e desenho de Svetlana Milijasevik. Emitiram também um selo autocolante com a frase «I Feel Slovenia», que mostra um almofariz em pedra da região de Karst.

No mesmo dia editaram dois inteiros postais, um comemorativo dos 2000 anos da pedra de Emona com inscrição romana, sobre a construção desta cidade, nas margens do Rio Ljubljanica. O outro inteiro postal é comemorativo da 5ª Exposição Filatélica Nacional «Ljubljana 2014», que assinalou também, os 80 anos da Sociedade Filatélica Ljubljana. Esteve patente ao público de 9 a 12 de Abril no átrio principal dos correios desta cidade eslovena.






Sem comentários:

Enviar um comentário