terça-feira, 6 de maio de 2014

Homenagem a Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira, nasceu a 25 de Janeiro de 1942, na cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, e morreu este ano, a 5 de Janeiro, em Lisboa. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Eusébio jogou durante 15 anos pelo Sport Lisboa e Benfica, sendo o melhor marcador com 638 golos, em 614 jogos oficiais. Foi jogador de outros clubes em Moçambique, Portugal e no estrangeiro, assim como na Selecção Nacional de Portugal, onde obteve também grandes êxitos.

Os CTT - Correios de Portugal, acabam de lançar uma emissão filatélica de Homenagem a Eusébio, «Eusébio Sempre», que teve como primeiro dia de circulação, 2 de Maio. A emissão é composta de dois selos, um bloco filatélico com um selo, os sobrescritos de primeiro dia com carimbos e a pagela de apresentação da emissão. O primeiro selo, com a taxa de N20g (correio normal nacional), apresenta a imagem de Eusébio num lance do jogo Benfica - AC Milan, da Taça dos Campeões Europeus, disputado no Estádio do Wembley, em Maio de 1963.

O selo com a taxa de E20g (correio para a Europa), mostra o jogador conduzindo a bola no jogo Benfica - Sporting, para o Campeonato Nacional, disputado no Estádio da Luz, em Outubro de 1966. Quanto ao bloco, com o selo cujo valor facial é €2,50, mostra a estátua em bronze existente no Estádio da Luz, do autor Duker Bower (1992). A imagem de fundo do bloco representa Eusébio a festejar um dos golos no jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 1966, entre Portugal e a Roménia, realizado no Estádio Nacional, em 1965. As peças filatélicas têm fotografias de ASF - Agência de Serviços Fotográficos.

O selo de E20g apresenta conteúdos multimédia, que podem ser vistos com aplicação em smartphone e tablet. Como não tenho imagens das peças filatélicas, ficam aqui a dos carimbos de primeiro dia, e um carimbo comemorativo que foi aposto hoje, no Museu Cosme Damião, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário