terça-feira, 27 de maio de 2014

Novidades da República Checa

O destaque da nossa página filatélica de hoje, vai para as últimas emissões postas a circular pelos Correios da República Checa. São selos comemorativos e um inteiro postal, lançados nos meses de Março e Abril.

Assim temos, uma emissão de dois selos do tema personalidades, dedicada ao centenário do nascimento do escritor checo Bohumil Hrabal (1914-1997), um dos maiores e mais originais escritores da segunda metade do século 20, com muitos prémios recebidos, nacionais e internacionais. Este selo tem desenho de Marina Richterová, foi gravado por Milos Ondrácek e posto a circular no dia 26 de Março. No mesmo dia saiu o outro selo, de 21 coroas checas, dedicado ao Prof. Zdenek Kopal (1914-1993), astrónomo e astrofísico, e famoso também no campo da matemática numérica, balística e aerodinâmica.

Emitiram um selo do tema «As belezas do nosso país», que mostra o Castelo de Cervená Lhota, construído no séc. XIV, na parte oriental da Boémia do Sul. Este castelo, de estilo renascentista, que se situa em cima de um rochedo ilha, teve vários proprietários e reconstruções. No dia 30 de Abril emitiram um selo comemorativo dos 200 Anos do Museu da Terra da Silésia, em Opava. Este selo tem trabalho gráfico de Eva Hasková, gravação de Martin Srb, e apresenta a imagem da fachada deste museu e uma estátua da cúpula do edifício. O Museu da Silésia é o mais antigo no território da actual República Checa e o terceiro maior do país.

Quanto à emissão Europa «Instrumentos Musicais Nacionais», apresenta um selo com a «Gaita Chodsko», tipo gaita de foles, muito popular nas regiões de Strakonice e Chodskoo, onde existem vários conjuntos de gaiteiros e o Festival Internacional da Gaita. Por último, quero destacar também a edição de um inteiro postal, no dia 30 de Abril, comemorativo do correio por caminho de ferro e do início de um ciclo de exposições museológicas sobre os cem anos da Primeira Grande Guerra.






Sem comentários:

Enviar um comentário