segunda-feira, 26 de maio de 2014

Publicações recebidas - Maio - 3

Recebemos nos últimos dias, estas duas excelentes obras da Literatura Filatélica portuguesa, o Boletim do Clube Filatélico de Portugal, e um suplemento deste boletim, o «Catálogo dos Carimbos Numéricos Volantes», da autoria de Joaquim Cortes. Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade desta publicação filatélica (boletim), que já não via há muitos anos.

O Boletim do Clube Filatélico de Portugal, é uma publicação trimestral, de distribuição gratuita aos sócios. Neste número 443, referente ao mês de Março 2014, para além das notícias sobre a vida associativa, temos a 2ª parte de um artigo de História Postal do Dr. Luís Frazão «O Arquivo Castro - Nova Goa. Os portes pagos em Goa pelas cartas transportadas pelo paquete de Alexandria». Ainda os artigos de Acácio Horta da Luz «O Correio e o Hotel de Francfort do Porto cerca de 1900», de Altino da Silva Pinto «Pioneiros da aviação e aerofilatelia em Moçambique», de René Rodrigues da Silva «Selos com estórias e outras curiosidades filatélicas (VII)», um artigo de Olga Fernandes Esse sobre «Portugal no Oriente (1498-1687)», e o complemento e correcção de dados técnicos do catálogo «As emissões de selos de Moçambique (1877/1975)», de Altino da Silva Pinto.

A outra obra que apresento aqui, é o «Catálogo dos Carimbos Numéricos Volantes», obra fundamental para o conhecimento e estudo da marcofilia portuguesa, do grande dinamizador da Maximafilia em Portugal, o filatelista Joaquim Cortes. Do texto de apresentação (Nota do autor) quero transcrever aqui uma parte do texto, onde é explicado o que são os carimbos numéricos.

"Quanto a estes carimbos menos comuns, devo registar para os menos familiarizados com a marcofilia, que se tratam de carimbos tipo como qualquer um usado pelos Correios de Portugal, mas em vez de apresentarem o nome de uma qualquer localidade apresentam um número, e são geralmente usados quando o carimbo de uma EC (Estação de Correio) vai para reparação ou substituição sendo este utilizado temporariamente até à chegada do carimbo reparado ou substituído. Também era comum estes carimbos serem usados em Postos de Correio que funcionavam junto a Mostras e Exposições Filatélicas, Congressos, Feiras, etc., muitas vezes a par de um carimbo comemorativo.

Na nossa zona de links, está uma ligação directa ao Clube Filatélico de Portugal. Parabéns pelas obras agora lançadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário