terça-feira, 8 de julho de 2014

Jardins de Portugal

No dia 26 de Junho, os CTT - Correios de Portugal puseram a circular uma emissão de oito selos, dedicada a Jardins e Parques de Portugal Continental e Ilhas, com design de AF Atelier, e impressos na Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Os selos mostram: o Jardim do Chalet da Condessa D'Edla, no Parque da Pena, em Sintra, mandado construir por D. Fernando II, com espécies botânicas provenientes dos quatro cantos do mundo; o Jardim do Palácio Fronteira, em Lisboa, construído por D. João de Mascarenhas, 1º Marquês de Fronteira, no séc. XVII; o Jardim do Palácio de Queluz, muito rico em estatuária da Mitologia Clássica; o Parque de Serralves, no Porto, um complexo lúdico e cultural da Fundação de Serralves, projectado pelo arquitecto Jacques Gréber nos anos 30 do séc. XX; os Jardins do Mosteiro de Tibães, em Braga, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa; o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, criado em 1772 na sequência das reformas pombalinas dos estudos universitários; o Parque Terra Nostra, da Ilha de São Miguel, nos Açores, criado a partir de 1780, e que exibe uma das maiores colecções de camélias existentes no mundo; e por último, o Jardim da Quinta do Palheiro Ferreira, na Madeira, um dos mais belos jardins do Funchal, rico em cores e aromas.

É uma emissão muito bonita, que para além de  mostrar os nossos jardins maravilhosos, vai despertar o interesse nos nossos filatelistas temáticos. Foi ainda lançado um livro temático sobre este tema. A imagem que reproduzimos aqui foi obtida através do Boletim Informativo nº 4 de 2014, da Direcção de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal, gentilmente cedido no balcão de colecionismo da Loja dos Restauradores, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário