quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Património Mundial - Taj Mahal

O Taj Mahal, localizado no distrito de Agra, em Uttar Pradesh, na Índia, é uma das grandes obras do Património Mundial da Humanidade, a jóia da arte muçulmana na Índia. Mandado construir em 1632 pelo Imperador Shah Jahan, em homenagem à Princesa Mumtaz Mahal, este mausoléu é considerado o melhor exemplo da arquitectura Mughal, um estilo que combina elementos da arquitectura islâmica, persa, otomana, turca e indiana.

A emissão filatélica deste ano que mostra o Património Mundial da Humanidade, lançada pela Administração Postal das Nações Unidas, são estes seis selos dedicados ao Taj Mahal, postos a circular no dia 16 de Julho, com desenho de Rorie Katz, das Nações Unidas, e fotografias de Age Fotostock e Gerry Images. Para além dos selos, impressos com folha de ouro, foram editados sobrescritos de primeiro dia e carteiras especiais com os selos de cada sede da ONU.

Ainda das Nações Unidas, uma outra emissão foi posta a circular no dia 6 de Junho. É a emissão de selos base (definitivos) para este ano de 2014, que representa de uma forma abstracta, detalhes da arquitectura e ambiente dos edifícios das Nações Unidas de Nova Iorque, com o edifício do Secretariado e a Assembleia Geral, o Palácio das Nações de Genebra, e a Sede de Viena. É uma emissão de seis selos, dois para cada sede da ONU, com trabalho gráfico de Sergio Baradat, das Nações Unidas, e impressa na Lowe-Martin Group, no Canadá.



Sem comentários:

Enviar um comentário