sábado, 20 de setembro de 2014

Melhor Selo Brasileiro de 2013

Realizam-se todos os anos, em muitos países de todo o mundo, os concursos para determinar quais os melhores selos emitidos no ano anterior. São geralmente votações organizadas pelas Administrações Postais, em que os filatelistas, coleccionadores e público em geral decidem quais os selos mais bonitos, e com melhor design gráfico de cada ano, em cada país.

É o que acontece também no Brasil, com a divulgação há dias do resultado da votação. E assim temos, na Categoria de Voto Popular, o selo comemorativo da «Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro 2013», do artista gráfico Gustavo Huguenin, lançado no dia 23 de Março de 2013. Mostra o logotipo desta 28ª Jornada Mundial da Juventude, um coração com o Cristo Redentor e o Pão de Açucar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro. Gustavo Huguenin é designer gráfico, formado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, e actualmente exerce funções de Director de Criação na empresa Inspirato Design. Foi ele o vencedor do concurso internacional para a escolha do logotipo da JMJ - Rio 2013.

Quanto à Categoria de Arte Filatélica, contemplou o bloco filatélico emitido a 22 de Março, comemorativo do Dia Mundial da Água, e «2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água», e que mostra o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, representado estilisticamente por um conta-gotas que passa dentro, fora e ao redor do globo terrestre. Este trabalho artístico é de Leandro Lima, desenhador e ilustrador que vive em Barcelona, e que já trabalhou para grandes empresas no Brasil e no exterior.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário