quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Relações Diplomáticas: Brasil - Croácia

A próxima emissão filatélica dos Correios do Brasil, é comemorativa das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Croácia, com primeiro dia de emissão a 28 de Outubro. O trabalho artístico para esta emissão de dois selos esteve a cargo da desenhadora Nikolina Cuk, da Empresa Estatal Croata AKD d.o.o., e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil, em offset com cor especial. Os carimbos de primeiro dia são de Porto Alegre e Recife.

Os selos representam duas importantes figuras das ciências dos dois países, como Mario Schenberg (1914-1990), nascido em Recife, homem das ciências e da cultura brasileiras, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira de Física, responsável pela criação do Laboratório de Física do Estado Sólido da Universidade de São Paulo. Foi ainda crítico de arte e incentivador das artes plásticas, tendo recebido, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural.

O outro selo apresenta o cientista da Croácia Nikola Tesla (1856-1943), um dos maiores inventores e cientista do mundo. Entre os seus inúmeros trabalhos, destaque para a transferência de energia sem fios, o desenvolvimento da corrente eléctrica alternada, os dispositivos magnéticos giratórios e a descoberta do raio-X.

Estas informações foram recebidas do edital nº 20 de 2014, dos Correios do Brasil.



Sem comentários:

Enviar um comentário