sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Emissões Filatélicas de Macau

As novidades filatélicas que tenho para divulgar, são quatro emissões dos Correios de Macau, postas a circular em Outubro e Novembro. No dia 9 de Outubro, coincidindo com o Dia Mundial dos Correios, puseram a circular uma série de seis selos e um bloco filatélico sobre o tema «Ciência e Tecnologia - Quadrados Mágicos I», com design de Carlos Gonçalves e impressão da Cartor Security Printing, de França. Esta é a sexta emissão da série «Ciência e Tecnologia», agora dedicada a um tema tão popular, tanto na cultura chinesa como na ocidental, dos jogos matemáticos ou puzzles numéricos.

O bloco apresenta a lenda do Rei Sábio Yu, que na margem do Rio Luo encontrou esta tartaruga com um diagrama quadrangular na carapaça formando 9 pequenos contornos quadrangulares, com uma série de pontos no interior de cada um deles. Somando estes pontos na diagonal, na vertical ou horizontal, dá sempre resultado de 15, como um dos famosos jogos matemáticos.

No dia 1 de Novembro emitiram uma série de dois selos, uma emissão conjunta com os Correios da Tailândia, dedicada aos Edifícios Sede dos Correios. Os selos mostram o Edifício Sede dos Correios de Macau, da responsabilidade do arquitecto José Chan, inaugurado em 1929, e o Grande Edifício Postal dos Correios da Tailândia, em Bangkok. Têm desenhos de Kwok Se (Adapt. DSC/Macau Post), e do artista tailandês Pisit Prasitthanadoon.

Uma outra emissão, posta a circular no dia 5 de Novembro, é o quarto grupo da série «Museus e Peças Museológicas», mostrando peças do acervo do Museu Memorial Lin Zexu de Macau. Esta emissão é composta de quatro selos e um bloco filatélico, com design de Lio Man Cheong, e impressão da Cartor, de França. Este museu, construído em 1997 pela Associação de Piedade e Beneficência do Pagode «Lin Fong Mio», mostra uma exposição documental sobre a vida heroica de Lin Zexu, e sobre os malefícios causados pelo ópio e pelas drogas, o combate desta importante figura da História da China Moderna.

O artista plástico Kam Cheong Ling é homenageado pelos Correios de Macau, com uma emissão de quatro selos e um bloco filatélico, a emissão «Macau Visto por Kam Cheong Ling», posta a circular no dia 12 de Novembro. Este artista nascido em 1911, em Hong Kong, mudou-se para Macau nos anos 50, e registou na sua obra as mudanças ocorridas neste território, permitindo recordar e apreciar a evolução da cidade.







1 comentário: