quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Novidades de Selos Eslovenos

Os Correios da Eslovénia puseram a circular no dia 26 de Setembro duas séries de selos, dois blocos filatélicos e um inteiro postal. São duas emissões temáticas, uma dedicada à fauna e uma emissão que representa Brasões de Armas. Os selos dedicados à fauna, mostram espécies de morcegos que habitam na Eslovénia, e que podem ser encontrados também noutros países da Europa e Norte de África, e que estão em risco de extinção pela alteração e diminuição do seu habitat natural. Para além dos selos, foi emitido um bloco que mostra, na imagem de fundo, o mapa das zonas onde existem estes animais. O trabalho artístico é de Edi Berk.

Os Brasões de Armas são um dos atributos mais importantes das famílias nobres, e refletem a história e o nome dessas famílias. Esta emissão de cinco selos deste tema, mostra brasões de famílias que viveram nestas regiões e que estiveram ligadas a casas reais nos séc. XV e XVI, que construíram propriedades agrícolas e industriais, ou que estiveram ligadas à vida militar da época. O design é de Robert Zvokelj, DAK, e representa os brasões das famílias Attems, Lamberg, Auersperg, Herberstein e Thurn-Valsassina.

Emitiram ainda um bloco comemorativo do 600º Aniversário da Coroação de Barbara de Celj, com design de Andreja Martinc, e um inteiro postal comemorativo do 100º Aniversário da Torre de Abastecimento de Água de Brezice, da autoria de Matjaz Ucakar, este último lançado no Museu Posavje, de Brezice, com a colaboração da associação de coleccionadores local.




Sem comentários:

Enviar um comentário