domingo, 9 de novembro de 2014

Publicações recebidas - Novembro - 1

Estamos hoje a destacar mais três excelentes publicações do associativismo filatélico mundial, recebidas nos últimos dias, para que as conheçam e divulguem junto dos vossos amigos. São publicações de grande qualidade, com artigos e notícias muito interessantes, de distribuição gratuita aos sócios.

E a primeira publicação em destaque, é uma estreante no nosso espaço, o «Rio Grande Filatélico», órgão oficial da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Brasil, numa gentil oferta do nosso amigo Fábio Flosi, da Federação Brasileira de Filatelia. É uma publicação trimestral, e este é o nº 66, referente a Julho-Setembro de 2014, com notícias da vida associativa, bons artigos de História Postal do Presidente da Sociedade e editor da publicação Henrique Bunselmeyer Ferreira, artigos temáticos de filatelia e numismática de Jaime Kahan, e muitos outros de grande interesse.

A Sociedade Filatélica Rio-Grandense comemorou este ano os seus 83 anos de existência, realiza regularmente sessões de Vendas Sob Ofertas, e no próximo mês de Dezembro, do dia 11 ao dia 13, dá apoio ao Encontro Nacional de Colecionismo, Numismática e Filatelia, em Porto Alegre, organizado pela Sociedade Gaúcha de Numismática.

E seguimos para outra publicação, a «Topical Time», órgão oficial da ATA - American Topical Association, com este nº 387, vol. 65-nº 5, referente a Setembro-Outubro de 2014. Como é habitual, sempre com muitos e bons artigos de filatelia temática, a vida e as novidades das associações temáticas espalhadas pelo mundo, as informações sobre exposições, e as listas de membros com os temas que coleccionam.

Entre os vários artigos, hoje destacamos o da secção «Topics on Postmarks», de George DeKornfeld, sobre Cogumelos em selos postais, em carimbos comemorativos e marcas postais, e o artigo «Ten Largest Castles in the World - UNESCO World Heritage Sites», de Vincent De Luca, muito ilustrado com bonitos selos e outras peças filatélicas sobre Castelos.

E terminamos com o «quaderno filatelico» nº 89, referente a Novembro de 2014, deste órgão oficial da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália. É uma associação temática italiana, a que fizemos referência no mês passado, que trata e estuda os temas polares e de fauna, com serviço de novidades para os seus sócios. Mas a filatelia em geral também está presente nesta publicação, assim como as colaborações com outros círculos e associações filatélicas, e neste número uma área de numismática, com o artigo «Cartamoneta, che passione!», de Giuseppe Mincuzzi.

Para além desta publicação, editam também listas de novidades do tema «Fauna», e de outras novidades mundiais. Deixo aqui o contacto desta associação e do seu Presidente Luigi Santini, para que possam contactar e obter mais informações:  filatelicofalconara@tiscali.it .




 

Sem comentários:

Enviar um comentário