segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Emissões Filatélicas da Eslovénia

Das últimas emissões filatélicas dos Correios da Eslovénia, destacamos hoje algumas, ficando ainda outras para divulgar nos próximos dias. O primeiro dia de emissão destes selos foi a 28 de Novembro. E o primeiro selo que temos aqui, é de homenagem ao cinema da Eslovénia, com a cena do filme «Não chore, Peter», do realizador France Stiglic, e do ano de 1964. Tem trabalho gráfico de Arnoldvuga +, e impressão de SIA Baltijas Banknote, da Letónia. Um outro selo mostra o design industrial esloveno, com o motor de popa Tomos 4, de 1973, um dos modelos mais populares e conhecidos da indústria naval. O desenho deste selo foi de Robert Zvokelj, DAK, e também foi impresso na Letónia.

Os 100 anos da Primeira Grande Guerra foram assinalados com a emissão de um selo, que mostra o monumento ao Soldado Desconhecido. Tem trabalho gráfico de Edi Berk, e impressão de SIA Baltijas Banknote, da Letónia. A seguir temos os selos dedicados à culinária da Eslovénia, uma série de dois selos que desta vez mostra especialidades da zona de Vipavska, um vale que se estende até ao Mediterrâneo, recebendo influencias de outros povos desta região, não só na gastronomia como também na qualidade dos seus vinhos. Com desenho de Edi Berk e fotografia de Tomo Jesenicnik, estes selos foram impressos na Postovni Tiskarna Cenin Praha, na República Checa.

Para terminar, emitiram uma série de dois selos numa emissão conjunta com os Correios da Índia, dedicada ao «Dia da Criança», e para assinalar o 25º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Na Eslovénia comemoram este dia a 20 de Novembro, e na Índia a 14 de Novembro. Estes selos têm ilustrações de Sara Zivkovic e Roshan V. Anvekar, sendo a ilustração do sobrescrito de primeiro dia de Matjaz Ucakar, e a impressão também na República Checa.





  

Sem comentários:

Enviar um comentário