quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

50 Anos da Secção Filatélica da AAC

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra está a comemorar este ano o seu 50º aniversário. Foi fundada a 23 de Fevereiro de 1965, por um grupo de estudantes que tinham em comum o gosto pelo coleccionismo filatélico, e durante algum tempo mantiveram secções de numismática e filomenismo. Ao longo do tempo foram crescendo, em número de sócios e actividades, realizando a primeira exposição em 1967, a Exposição Filatélica e Filumenística Estudantes Universitários, e em 1969 a VII Exposição Filatélica Nacional - AEMIPEX 69.

Em 1977 criaram o CCCC - Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, que se mantém até hoje como o único clube desta especialidade em Portugal, e com um grande stock de carimbos comemorativos emitidos nas últimas décadas. Têm várias edições de catálogos de carimbos, editam a publicação «Cábula Filatélica», órgão oficial desta Secção Filatélica, e uma publicação regular online com as notícias da filatelia portuguesa, tudo isto já muito premiado em exposições nacionais e internacionais.

O programa das comemorações dos 50 Anos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, começa no próximo dia 23 de Fevereiro, com o lançamento de um inteiro postal e carimbo comemorativo, e inauguração de uma Mostra Filatélica. No dia 28, sábado, o programa das comemorações é mais completo, com lançamento de selo personalizado, almoço comemorativo, palestras, tertúlia e convívio para os sócios e filatelistas que queiram participar.

Ao longo deste ano haverá outras iniciativas para assinalar esta comemoração, de que destacamos um Congresso de Filatelia, em Março, para debater de forma saudável e construtora (como diz a organização) o futuro da filatelia e do coleccionismo em Portugal. Aqui deixamos os parabéns a estes filatelistas empenhados, que muito contribuem para o sucesso da filatelia portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário