quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Novidades da República Checa

As primeiras emissões filatélicas deste ano, lançadas pelos Correios da República Checa - Ceská Posta, foram postas a circular no dia 20 de Janeiro e comemoram o centenário do nascimento de Vítezslava Kaprálová (1915-1940), na série sobre Personalidades Checas. Esta compositora e uma das primeiras maestrinas, viveu muito pouco tempo, mas compôs mais de cinquenta musicas
e dirigiu grandes orquestras no seu país, em França e na Inglaterra, onde recebeu vários prémios antes da sua morte, por tuberculose a 16 de Junho de 1940, em Montpellier, na França. O selo tem arranjo gráfico de Marina Richterová e gravação de Milos Ondrácek.

A tradição do design de selos checos, uma emissão filatélica que vai homenageando os artistas desenhadores e gravadores da República Checa, que ao longo dos anos têm mostrado a sua arte nestes pequenos rectângulos de papel, assinala agora o artista designer Oldrich Kulhánek (1940-2013). Estudou na Academia de Artes, Arquitectura e Design, de Praga, e esteve proibido de exercer a sua arte até 1989, quando mudou o regime na Checoslováquia. A partir desse momento dirigiu o sector de design dos Correios da República Checa, e participou em oficinas e cursos em universidades no estrangeiro. O selo foi desenhado por Jan Kavan, e gravado por Milos Ondrácek.

A terceira e última emissão de Janeiro, mostra veículos militares, em quatro selos auto-adesivos apresentados em carteira com duas séries. O nome desta emissão «Eles trouxeram a Liberdade», recorda os momentos da libertação do povo checo no final da Segunda Guerra Mundial. Os veículos representados são o Tanque T-34/76, o motociclo Harley-Davidson, e o Jeep Ford GPW, com trabalho gráfico de Václav Zapadlík, e o Avião Spitfire Supermarine LF Mk IXE, com design de Pavel Sivko, que também assina o arranjo gráfico da carteira de apresentação da emissão.



Sem comentários:

Enviar um comentário