terça-feira, 17 de março de 2015

Novidades Filatélicas da Dinamarca

Os Correios da Dinamarca - Post Danmark A/S, lançaram no passado sábado, dia 14 de Março, três emissões filatélicas comemorativas. E começo pela série de três selos dedicada a Condecorações da Dinamarca, neste ano em que a Rainha Margrethe II completa 75 anos. As condecorações e ordens representadas nestes selos são a Medalha de Mérito, a mais antiga condecoração da Dinamarca, a Ordem do Elefante e a Ordem de Dannebrog, instituída pelo Rei Christian V, em 1671. A emissão tem design de Post Danmark Stamps/Ditte Rosenorn Holm, e gravação de Bertil Skov Jorgensen. São selos auto-adesivos apresentados em carteiras de dez selos.

Uma outra emissão de quatro selos apresenta Invenções Dinamarquesas dos séculos XIX e XX, patentes ao público no Museu da Ciência e Tecnologia da Dinamarca, em Elsinore. Os selos mostram: a bola de escrita para surdos-mudos, inventada por Rasmus Malling-Hansen, em 1867, e que conquistou prémios em exposições mundiais; uma outra invenção é a pilha seca, de Wilhelm Hellesen, um comerciante de manteigas que gostava de física e química, e que fundou em 1887 a fábrica de baterias Hellesen, que produziu até ao ano de 2004; em 1929 foi inventada a bicicleta de transporte Long John, num período em que as cidades dinamarquesas eram inundadas por ciclistas e entregas porta-a-porta com este transporte barato; por último, o selo que mostra o camião do betão, patenteado por Kristian Hindhede em 1929. Os selos são apresentados em carteiras de auto-adesivos, e lançaram também uma folha/bloco de quatro selos com goma normal. O design é de Post Danmark Stamps/Jakob Monefeldt e a gravação de Martin Mörck. Há ainda a edição de dois sobrescritos de primeiro dia, e uma carteira de apresentação com a descrição das invenções.

Passa este ano o 450º aniversário da Escola de Herlufsholm, e os Correios da Dinamarca assinalam esta comemoração com o lançamento de um selo auto-adesivo de 10 coroas, com trabalho gráfico de Post Danmark Stamps/Jakob Monefeldt, e gravação de Bertil Skov Jorgensen. Este colégio, com capacidade para mais de seiscentos alunos, foi fundado em 1565 por Herluf Trolle e sua esposa Birgitte Goye. Hoje em dia esta escola acolhe alunos dos dois sexos, e em regime de internato e alunos externos.






Sem comentários:

Enviar um comentário