segunda-feira, 23 de março de 2015

Publicações recebidas - Março - 3

A «Filatelia Lusitana» é o órgão oficial da Federação Portuguesa de Filatelia - APD, excelente publicação que divulga as actividades e eventos dos filatelistas portugueses, e a sua participação em exposições internacionais. Recebemos este nº 29, da série III, editado neste mês de Março, e com uma capa que destaca a Exposição Nacional, a «GAYA 2015 - XXV Exposição Filatélica Nacional e Inter-Regional», que se realiza no mês de Setembro, em Vila Nova de Gaia, numa organização do Clube de Coleccionadores de Gaia.

As comemorações dos 60 anos da Federação Portuguesa, e do «Dia do Selo - 2014» têm um grande destaque nesta edição, com uma reportagem completa sobre a entrega dos Prémios Anuais de Literatura Filatélica, das Medalhas de Serviços Inestimáveis e das Ordens de Mérito Filatélico. Ainda um destaque para a última Exposição Nacional «VIANNA 2014», e para outras notícias federativas.

Recebemos também o número 93 do «quaderno filatelico», órgão de comunicação da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, referente ao mês de Março. Esta associação de coleccionismo italiana, especializada na temática da vida animal e WWF - World Wide Fund for Nature, colabora com muitas outras associações locais e também do exterior, para o desenvolvimento da filatelia e do coleccionismo em geral. Nestas excelentes publicações que editam, todos colaboram com artigos e notícias de eventos filatélicos que realizam nas suas áreas. As novidades de selos sobre o tema «Animais» têm um destaque especial, para que todos os sócios possam acompanhar e desenvolver as suas colecções com os novos selos emitidos em todo o mundo.

Deixo aqui o e-mail da Associazione Filatelica Numismatica Falconara , para que possam contactar o seu Presidente Luigi Santini, e inscreverem-se nesta associação temática.

Da Polónia recebemos regularmente o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, a publicação «Filatelista», e este é o nº 3 de 2015 (1109), referente ao mês de Março. É outra excelente publicação, sempre com vários artigos de história postal e temáticos de grande qualidade, acompanhados por muitas ilustrações. Na área técnica, este número apresenta um artigo de Marek Zbierski, sobre as novidades das regras para os expositores de filatelia temática.

Para além do espaço habitual das novidades mundiais, e das informações e notícias do associativismo filatélico, destaco os artigos de Miroslaw Mietus sobre «Exemplos de censura de correspondência enviada para o exterior por parte do Governo Geral», ou o de Jerzy Bielawski sobre literatura filatélica «Correio e filatelia na indústria».



   

Sem comentários:

Enviar um comentário