segunda-feira, 18 de maio de 2015

Emissão Portuguesa dos 150 Anos da UIT

Hoje foi primeiro dia de emissão filatélica em Portugal, comemorativa dos 150 Anos da União Internacional das Telecomunicações. Do texto inserido na pagela desta emissão, da autoria de Fátima Barros, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, transcrevo o primeiro parágrafo, que nos dá a conhecer esta organização, que desde 1947 é agência especializada das Nações Unidas para as telecomunicações.

«Em 17 de Maio de 1865 foi assinada em Paris por 20 países, entre os quais Portugal, a primeira Convenção Telegráfica Internacional, que deu origem à criação da União Telegráfica Internacional, presentemente designada União Internacional das Telecomunicações (UIT). O dia 17 de Maio passaria a ser celebrado como dia mundial das telecomunicações a partir de 1969 e posteriormente (desde 2007) como dia mundial das telecomunicações e da sociedade da informação. Em 2015 este dia será marcado pelas celebrações dos 150 anos da UIT que decorrerão por todo o mundo».

Esta emissão de dois selos tem trabalho artístico de Ana Vieira Santos, e impressão da Cartor Security Printing, de França. Foram emitidos 115 mil exemplares do selo de €0,80, e 165 mil da taxa de €1,00. Foram editados o sobrescrito de primeiro dia, e a respectiva pagela da emissão.



Sem comentários:

Enviar um comentário