quinta-feira, 14 de maio de 2015

Emissões de Selos do Brasil

A nossa página filatélica de hoje, é dedicada às novas emissões de selos dos Correios do Brasil - ECT, postas a circular nos últimos dias. No dia 30 de Abril comemoraram a publicação do Decreto- Lei nº 399, de 30/4/1938, que aprovou o regulamento que estabeleceu a organização e o funcionamento das Comissões de Salário Mínimo, com a emissão de um selo «Salário Mínimo Digno - valorize esse direito». Embora já haja imagem do selo, está por definir a data do seu lançamento.

O selo mostra uma família de trabalhadores junto aos benefícios de um Salário Mínimo Digno, como a saúde, alimentação, educação, habitação, os transportes, e outros direitos básicos. O trabalho artístico é de Ariadne/Meik, e a impressão da Casa da Moeda do Brasil. Os Correios do Brasil contaram com o apoio do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconómicos.

No passado dia 5 de Maio, comemoraram os 150 Anos de Nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, com uma emissão de seis selos, todos com o valor facial de 1º porte de carta comercial. A emissão é apresentada em folha especial com 24 selos, quatro séries completas, tem trabalho gráfico de Lídia Marina Hurovich Neiva-Correios do Brasil, e impressão em offset, pela Casa da Moeda do Brasil.

Esta emissão foi lançada no Dia Nacional das Comunicações, dia do nascimento do Marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, pelo seu trabalho na construção das linhas telegráficas no interior do Brasil, e na exploração científica da região amazónica. Foi um defensor dos povos desta região, e Presidente, durante vários anos, do Conselho Nacional de Proteção aos Índios.

No próximo dia 17 deste mês, vão lançar uma emissão de quatro selos, comemorativa dos 150 Anos da União Internacional de Telecomunicações, organização da ONU, com sede em Genebra, que coordena, regula e promove o desenvolvimento da rede mundial de telecomunicações. Esta emissão tem trabalho gráfico do DEFIP/Correios, e impressão da Casa da Moeda do Brasil, pelo processo de offset.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário