terça-feira, 26 de maio de 2015

Publicações recebidas - Maio - 3

Três excelentes publicações filatélicas recebidas nos últimos dias, todas com muita qualidade, bons artigos e muita informação para os filatelistas de todo o mundo. E a primeira que trago aqui, é o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal»  nº 447, referente a Março de 2015. A história postal, e a filatelia portuguesa e das ex-colónias com bons artigos de Luís Frazão «O (s) erro (s) de Moçambique», de Armando Bordalo Sanches «Correspondências Apartadas e de Posta-Restante», a «Literatura Filatélica e de História Postal - Revista Mercado Filatélico 1940-1973 (XVII)», de Acácio Horta da Luz, entre outros artigos de muito interesse, desta publicação de distribuição gratuita aos sócios.

Muitas outras informações para os sócios do Clube Filatélico de Portugal, e um resumo da última Assembleia Geral, com a lista dos sócios eleitos para os corpos sociais, completam este número do Boletim. Parabéns à equipa redactorial.

A «Flash» é a publicação oficial da FIP - Federação Internacional de Filatelia. Recebi este número 120, referente a Abril de 2015, com informação detalhada das últimas reuniões, e decisões importantes para a filatelia mundial, os relatórios das várias comissões, e das últimas exposições internacionais e mundiais realizadas no ano passado. As próximas Exposições Mundiais patrocinadas pela FIP, com destaque especial nesta edição da «Flash», são a «Singapore 2015», que se realiza de 14 a19 de Agosto, e a «World Stamp Show - New York 2016», que é inaugurada daqui a um ano.

O órgão oficial e de divulgação filatélica da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, é a revista «Filatelista», e esta é o nº 5 de 2015 (1111), do 62º ano de publicação. Um destaque na capa para os símbolos nacionais polacos, e para o respeito que se deve ter com estes símbolos. É uma importante publicação com muito bons artigos sobre a filatelia da Polónia, mas também de filatelia temática, de história postal e muita informação das novidades mundiais.

O meu destaque da revista deste mês, vai para um artigo de Wieslaw Osuchowicz, que vai despertar o interesse, também, dos jovens filatelistas, «Jean de La Fontaine e os seus desenhos animados sobre selos postais», que assinala os 320 anos da morte deste autor francês.



Sem comentários:

Enviar um comentário