quinta-feira, 23 de julho de 2015

Matariki 2015 - Nova Zelândia

Para celebrar a chegada do Ano Novo Maori, os Correios da Nova Zelândia puseram a circular no dia 3 de Junho uma série de seis selos, que mostra peças de arte antiga e contemporânea «Kowhaiwhai», uma forma de arte Maori. Estes padrões «Kowhaiwhai» têm sido o tema central para várias gerações de artistas Maori, representando, de uma forma abstracta, a linhagem ancestral, a genealogia e o mundo natural, transmitindo uma sensação de movimento perpétuo. A tradução desta palavra Maori, é «para prosseguir» ou «repetir».

Estes seis selos são auto-adesivos, havendo ainda a emissão de uma folha miniatura com os seis selos, mas de goma natural, dois sobrescritos de primeiro dia e um pack de apresentação, tudo com trabalho de design de Rangi Kipa e Roy McDougall. Os artistas são: Johnson Witehera, Kura Te Waru Rewiri, Kylie Tiuka, Buck Nin, Ngatai Taepa, Sandy Adsett, e Wi Te Tau Pirika Taepa.

As festividades do Ano Novo Maori incluem muitos eventos durante um mês, como a música, o teatro, o cinema, exposições de arte e muitas outras actividades culturais, trazendo sempre uma visão moderna de tradições centenárias.



Sem comentários:

Enviar um comentário