terça-feira, 7 de julho de 2015

Novidades da República da Croácia

O destaque de hoje, vai para algumas das últimas emissões de selos dos Correios da Croácia - Hrvatska Posta, emissões comemorativas com vários temas, como esta da Fauna, de três selos, que nos mostra Animais da Floresta Croata, o Cervo, a Raposa e o Javali. O primeiro dia de emissão foi a 15 de Abril, e os selos têm trabalho gráfico de Dean Roksandic, designer de Zagreb, e fotografias de Mario Romulic.

Uma outra emissão do mês de Abril, do dia 21, representa croatas famosos, como: o músico e compositor Luka Sokorcevic (1734-1789); Ivan Supek (1915-2007), humanista e filósofo, fundador das modernas ciências naturais na Croácia, e do Instituto Ruder Boskovic; e Josip Juraj Strossmayer (1815-1905), católico, importante activista político e cultural, fundador da Academia das Ciências de Zagreb. O trabalho gráfico desta emissão, é de Dubravka Zglavnik - Horvat. No dia 29 de Abril, puseram a circular um bloco filatélico com dois selos do tema «Pontes e Viadutos», que mostra duas estruturas integradas na Auto-Estrada A1, Zagreb-Split-Dubrovnik, a Ponte «Krka», sobre o rio com o mesmo nome, e o Viaduto «Modrus 1», o primeiro e maior na linha de três viadutos com o mesmo nome. A fotografia é de Mario Romulic, e o grafismo de Dean Roksandic.

No seguimento cronológico destas emissões, aparece no dia 7 de Maio a «Emissão Europa 2015», uma série de dois selos que representam uma boneca de porcelana, do fim do século XIX e início do século XX, e o To - Tak, um conjunto de módulos de madeira de vários tamanhos e formas, que podem dar um número ilimitado de combinações. O design é de Tomislav Vlainic, de Split. No dia 15 de Maio, foi a vez de comemorarem os 150 Anos da UIT - União Internacional das Telecomunicações, com um selo desenhado por Dubravka Zglavnik - Horvat, de Zagreb.

Por último, uma série de quatro selos do tema «Castelos da Croácia», com primeiro dia de emissão a 20 de Maio, e trabalho gráfico de Tomislav Vlainic. É uma emissão que tem mostrado ao longo dos anos várias casas senhoriais e castelos, e que este ano representa o Castelo Markovic/Kulmer - Cernik, o Castelo Jankovic, de Daruvar, a Cidade Velha de Durdevac, e o Castelo Erdödy-Rubido, de Gornja Rijeka.







Sem comentários:

Enviar um comentário