quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Publicações recebidas - Agosto - 2

Das várias publicações filatélicas recebidas nos últimos dias, hoje destaco estas três excelentes publicações da filatelia internacional, importantes meios de divulgação da filatelia, história postal e da maximafilia. E as primeiras são «Le Philatéliste Belge», o órgão oficial da Société Philatélique Belge», as duas publicações editadas este ano, de um grande lote recebido de oferta do editor e amigo Patrick Maselis. São os números 13 e 14 da nova série, referentes a Março e Junho de 2015, do 95º ano de edição. Mais tarde vou divulgar outros números recebidos.

Nestas duas obras da literatura filatélica, com muito bons artigos de história postal e filatelia temática, o meu destaque vai para os artigos sobre o transporte postal durante as Guerras Napoleónicas, sobre o correio marítimo, ou sobre a cólera e a desinfecção da correspondência em Roma, entre muitos outros artigos de grande interesse e qualidade.

Outra excelente publicação do associativismo filatélico, é «Apuntes de Maximofilia» nº 49, referente a Junho de 2015, deste órgão da Asociación Española de Maximofilia, com sede em Cádiz. A ASEMA completou em Abril deste ano, o 30º aniversário da sua fundação, aqui relembrado pelo seu Presidente Juan António Casas Pajares, e pelo Director da publicação, Paco Velázquez Barroso.

Apresenta muitos artigos de grande interesse sobre todos os aspectos da maximafilia, e a sua integração nas colecções temáticas, como o artigo «Tres reglas básicas para realizar correctas Tarjetas máximas», de Juan António Casas Pajares, um outro artigo de Santiago Ruiz «Concordancia de lugar en las máximas», um artigo sobre «El Ruiseñor visto a través de la maximofilia», do filatelista e maximofilista português Américo Rebelo, ou «Sobre cancelaciones ordinárias», de Juan Pablo Álvarez Diaz, entre muitos outros artigos, notícias e fotografias das peças realizadas pelos associados.



Sem comentários:

Enviar um comentário