segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Novas Emissões de Selos do Quirguistão

O Kyrgyz Express Post, o segundo operador postal do Quirguistão a emitir selos postais, pôs a circular no passado dia 2 de Setembro, quatro novos selos comemorativos para assinalar aniversários de nascimento de duas figuras da cultura mundial, e para assinalar as decisões da Organização das Nações Unidas para 2015, como Ano Internacional dos Solos e Ano Internacional da Luz. São emissões muito bonitas, que este operador postal já nos habituou, de que deixo algumas imagens.

Comemoraram o 750º Aniversário do Nascimento de Dante Alighieri (1265-1321), o famoso poeta italiano, teólogo e político, um dos fundadores da literatura na língua italiana. Emitiram um selo, uma folha miniatura com quatro selos, um postal máximo e o sobrescrito de primeiro dia, tudo com design de Olga Derej. O selo reproduz um fragmento da obra «Dante e Beatriz», do pintor inglês Henry Holiday (1884). Comemoraram também o 175º Aniversário do Nascimento de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), compositor russo, maestro, professor e autor de mais de oitenta trabalhos musicais, com um selo que reproduz uma pintura de T. Fiodorova (1998). As peças filatélicas emitidas são, a folha miniatura com quatro selos, o postal máximo e o FDC, tudo com design de Olga Derej, e impressão da Nova Imprim.

O Ano Internacional dos Solos e Ano Internacional da Luz, foram decisões tomadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para este ano de 2015. Muitos países estão a emitir selos e peças filatélicas para assinalar estes eventos, e também o Kyrgyz Express Post se associou a esta comemoração, lançando um selo para cada tema, com trabalho artístico de Oleg Cojocari e design de Aliona Cojocari. Foram ainda emitidas duas folhas miniatura com oito selos cada, uma folha miniatura com quatro selos de cada tema, e os respectivos sobrescritos de primeiro dia.







Sem comentários:

Enviar um comentário