segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Novidades da República da Irlanda

No dia 13 de Agosto, os Correios da Irlanda - An Post, puseram a circular uma série de quatro selos, que prestam homenagem a uma das figuras mais importantes do design e da arquitectura irlandesa, Kathleen Eileen Moray Gray (1878-1976), quando o Museu Nacional da Irlanda expõe obras suas na área de História da Arte Decorativa. Esta arquitecta seguiu os modelos de design da sua época, a Art Deco e o Movimento Modernista, como podemos ver na série agora emitida com imagens de objectos de decoração criados por ela. Esta emissão tem design de Ger Garland, e foi impressa pela Cartor Security Printing, de França.

Os cinco sentidos humanos, é o tema de uma emissão filatélica lançada no dia 10 de Setembro, com trabalho artístico de Zinc Design Consultants, e técnicas de produção inovadoras e muito interessantes. O selo sobre o paladar foi produzido com goma de sabor a morango. Já o selo sobre o sentido do tacto, muda de cor pela tinta termo-cromática utilizada na sua produção. O selo que representa a visão, foi impresso em papel transparente auto-adesivo. Para o sentido da audição, produziram um selo com a técnica de termografia, para quando o selo é esfregado se ouvir um som. No último selo, sobre o olfacto, quando se esfrega a superfície do selo, ficamos com um leve odor a hortelã nos dedos.

No dia 22 de outubro foi a vez da emissão de um selo, que assinala os 1400 anos da morte de São Columbano (543-615), um missionário irlandês que fundou vários mosteiros no Continente Europeu. O selo foi projectado pelo ilustrador e designer Steve Simpson, e mostra, numa fotografia de James Fraher, o vitral da Abadia de Mount St. Joseph.

Mostro também a imagem da capa da última revista dos Correios da Irlanda - An Post, «The Collector», o nº 4 de 2015, com a descrição das novidades, e das edições de livros anuais e outros objectos de colecção que estão a lançar até ao fim do ano.




Sem comentários:

Enviar um comentário