domingo, 11 de outubro de 2015

Publicações recebidas - Outubro - 2

A revista polaca «Filatelista» assinala na sua edição de Outubro o dia 9, «Dia Mundial dos Correios» e «Dia dos Filatelistas». Esta é a publicação mensal de divulgação filatélica da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, um dos órgãos oficiais de Federações Filatélicas estrangeiras que recebo regularmente.

Neste número (1116) destaco os vários artigos sobre filatelia temática, como «Os Prémios Nobel da Literatura 1901-2014», de Jerzy Bielawski, neste mês em que se conhecem os laureados deste ano, o tema «Europa-CEPT», de Mariusz Affek, o tema polar, de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, entre outros de grande qualidade. Apresenta ainda as notícias dos eventos filatélicos da Polónia, as novidades mundiais, e os artigos dedicados aos jovens filatelistas, como o de Malgorzata Bykowska, Chefe de Redacção desta excelente publicação, que trata da relação da filatelia com a informática e internet nas salas de aula.

A outra publicação é a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, o número referente ao mês de Outubro, que assinala na capa o fim da Segunda Guerra Mundial e os 60 anos da redução militar aliada na Áustria. Apresenta sempre muita informação da vida associativa dos filatelistas austríacos, das suas exposições, feiras e leilões, e o suplemento «Album», da responsabilidade dos Correios da Áustria, que mostra todas as novas emissões filatélicas, a marcofilia de primeiro dia e comemorativa, e todos os outros produtos que comercializam.

Para além dos excelentes artigos de história postal e temáticos, destaco deste número os dedicados a Egon Schiele, de Armin Haug, um outro que assinala os 750 anos de Dante Alighieri, de Andreas Raffeiner, e uma homenagem a Hans Erni (1909-2015), pintor e escultor suíço, designer gráfico e ilustrador de muitos selos postais, também num artigo de Andreas Raffeiner.


Sem comentários:

Enviar um comentário