quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Novidades dos Correios da Croácia

As novidades filatélicas que trago hoje para divulgar, são os últimos lançamentos de selos dos Correios da Croácia - Hrvatska Posta, emitidos entre Julho e Setembro deste ano. No dia 9 de Julho lançaram um selo da emissão «EuroMed Postal», uma emissão conjunta das Administrações Postais da zona do Mediterrâneo, que este ano é subordinada ao tema «Embarcações Tradicionais do Mediterrâneo». Este selo mostra o veleiro «Bracera», um barco tradicional da Costa Adriática da Croácia, com trabalho gráfico de Dean Roksandic, e fotografia de Ljubo Gamulin.

No dia 27 de Julho foi a vez de uma emissão comemorativa sobre o «Património Cultural Imaterial da Croácia». Esta emissão de quatro selos, representa festas populares e tradições deste país, como o Carnaval de Kastav, a música e o canto tradicional da Slavonia, Baranja e Srijem, os grupos de cantores da Dalmácia, e o torneio de Alka Sinj. O trabalho gráfico é de Orsat Frankovic e as fotografias de Mario Romulic e Ivo Pervan. Desta emissão mostro uma folha emitida com quatro selos e cinco vinhetas sem valor facial, mas que mostram outras imagens destas tradições croatas. No mesmo dia foi emitido um bloco com um selo, comemorativo dos «300 Anos da Tradição Alka Sinj».

Uma outra emissão de um selo, é dedicada às Forças Armadas Croatas, que foram criadas em 28 de Maio de 1991. Mostra os primeiros versos da «Ode à Liberdade», de Ivan Gundulic. O trabalho gráfico é de Dean Roksandic. No dia 4 de Setembro emitiram um selo comemorativo do «Eurobasket 2015», com trabalho artístico de Dean Roksandic, e no dia 7, um selo sobre a «Segurança Rodoviária», com desenho de Ema Harcevic, estudante do 4º grau da Escola Primária Croata, e trabalho gráfico de Natasa Odak e Katarina Loncar, de Zagreb.






1 comentário:

  1. Meu caro Amigo,

    Onde poderei adquirir a série "Embarcações Tradicionais do Mediterrâneo"?
    Um Abraço!

    ResponderEliminar