segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Novidades dos Correios da Eslovénia

Os últimos selos emitidos pelos Correios da Eslovénia, são quatro novas emissões filatélicas postas a circular no dia 25 de Setembro, dedicadas à fauna, natureza e à alimentação tradicional. E sobre a fauna, emitiram uma série de três selos e um bloco com um selo, que mostram roedores da Eslovénia, num trabalho artístico de Jurij Mikuletic. São roedores que vivem na Europa Central e Ásia, como o Muscardino, a Marmota alpina, o Hamster-comum, e o Castor-europeu, que aparece representado no selo do bloco.

Emitiram um selo de €0,77 que mostra o tradicional «Café da manhã esloveno», um projecto de educação alimentar que é apresentado às crianças nas escolas, para que os jovens façam uma alimentação saudável e com produtos eslovenos. Podemos ver as maçãs, o leite, o pão, a manteiga ou queijo e o mel. As Associações de Agricultores e de Apicultores estão neste projecto em conjunto com o Governo, para a realização das campanhas de sensibilização. O selo tem ilustração de Matjaz Ucakar.

Uma outra emissão de dois selos, mostra belas imagens de montanhas, a Velika Planina, na região dos Alpes Kamnik, com cabanas para os pastores e gado, e a imagem de Malbun, uma região alpina do Liechtenstein com condições e instalações para a prática de desportos de Inverno. Estes selos têm fotografias de Tomo Jesenicnik e Marco Nescher, e design de Matjaz Ucakar. Por último, emitiram um bloco com um selo que mostra uma imagem do Parque Natural Krajinski, da Eslovénia, com o Rio Ljubljanica. Esta peça tem trabalho gráfico de Robert Zvokelj/DAK. Aproveito para mostrar a revista nº 107 dos Correios da Eslovénia, que apresenta estas emissões e os seus detalhes técnicos.






1 comentário:

  1. Olá Mário

    Como obtem esta filatelia? Através dos correios eslovenos?
    E as revistas que geralmente aqui coloca são de distribuição gratuita?

    Obrigado,
    Manuel

    ResponderEliminar