domingo, 8 de novembro de 2015

Publicações recebidas - Novembro - 1

O «Rio Grande Filatélico» é o órgão de divulgação da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, do Brasil, e este é o número 70, referente aos meses de Julho a Setembro desta publicação trimestral. É uma excelente revista da filatelia brasileira, editada por Henrique Bunselmeyer Ferreira, Presidente da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, e que assina alguns dos artigos publicados, como «Reinhold Koester e sua contribuição para a Carimbologia», ou «A redescoberta da chapa de impressão da emissão "Post Office" de Maurício», e também «Os selos "Gradeados" Norte-Americanos».

Outros artigos muito interessantes de Jaime Kahan destacam figuras públicas que são retratados em selos, como Gino Bartali e Michael Landon, este último foi um actor conhecido que participou na série «Bonanza». Outras rubricas e artigos completam esta publicação.

Outra excelente publicação da filatelia mundial, é «Topical Time», a revista de Filatelia Temática da American Topical Association, sendo esta o nº 393, referente aos meses de Setembro e Outubro, nº 5 do vol. 66. Apresenta sempre muita informação das várias organizações temáticas dos Estados Unidos da América e de muitos países, com as suas notícias, as publicações que editam e as novidades de selos e outras peças que vão sendo lançadas.

Dos artigos temáticos de fundo, destaco «The Bauhaus», de Lyman R. Caswell, sobre esta importante escola de design, artes plásticas e arquitectura da Alemanha, e sobre os selos que homenagearam esta escola e os seus alunos. Ainda o tema «Morcegos» na filatelia, com o artigo «Postage Stamps and Commercial Products Depicting Bats», de Thomas Lera, e o tema «Automóveis» de George DeKornfeld, com o título «Let's Take a Ride».

O «Le Philatéliste Belge», é o órgão oficial da Société Philatélique Belge, uma revista trimestral cujo editor responsável é Patrick Maselis. Este é o número 15 da nova série, referente a Setembro, desta publicação que conta 95 anos de existência. É mais uma excelente publicação da filatelia mundial com artigos muito bons sobre história postal, e da marcofilia pré-filatélica, com edição bilingue em francês e holandês.

Os artigos apresentados neste número, são: «La déviation du courrier de l'est provenant de Prusse, de Pologne et de Russie pendant le conflit belgo-néerlandais», de Karlfried Krauss/Jo Lux; um artigo de Mira Bourgoin-Soeteman, sobre as variedades da emissão «Grand Montenez» com a figura de Alberto I; «Les relations postales entre la Belgique et la Russie 1852-1875», de James Van der Linden; «Les exprès télégraphiques remis à la poste», de R. Loontjens; e «Les cachets "Crown circle" et "Rebate" pour indiquer une correction de port 1790-1839», de Paul Wijnants.



Sem comentários:

Enviar um comentário