domingo, 15 de novembro de 2015

Publicações recebidas - Novembro - 2

As publicações que tenho hoje para divulgar, recebidas nos últimos dias, são periódicos mensais do associativismo filatélico internacional, menos esta «Le Moniteur du Collectionneur», órgão oficial da FSPL - Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg, publicação que é editada cinco vezes por ano. Este é o número 4 de 2015. Apresenta sempre muita informação das actividades filatélicas das sociedades luxemburguesas, as exposições, reuniões e relatórios pormenorizados. O destaque deste número vai para a Exposição Comemorativa dos «125 Anos da Dinastia Luxemburguesa». Inclui em cada edição um suplemento informativo do Museu dos Correios do Luxemburgo.

De Itália recebi o nº 101 de «quaderno filatelico», órgão de divulgação da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, que apresenta na primeira página as imagens de duas emissões WWF, da Bielorrússia e Niuafo'ou, e sobre o tratamento dado à correspondência por parte dos Correios Italianos, e os prazos de entregas das empresas concorrentes. Esta edição apresenta ainda outras novidades, uma emissão de selos personalizados da Eslovénia dedicados a Dina Sergiacomi, e a emissão de uma folha com seis vinhetas que assinalam o Centenário da Primeira Grande Guerra, com trabalho artístico de Domenica del Corriere e de Achille Beltrame. Outras informações da vida associativa dos filatelistas locais, completam esta edição.

A revista mensal «Filatelista», é o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, sendo esta o nº 11 de 2015 (1117), com destaque na capa para o 100º Aniversário do Transporte de Correio em Varsóvia. Apresenta a segunda parte de um artigo de Jerzy Bielawski, sobre os Prémios Nobel da Literatura nas emissões filatélicas, um artigo de Romuald Bykowski «Old Toys - ou brinquedos da nossa infância», o tema da emissão Europa deste ano, e um artigo de Marian Wawrzynkowski dedicado à filatelia e «Auschwitz - O Cemitério da Europa», entre muitos outros de grande qualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário