quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Selos da Nova Caledónia

Hoje vou divulgar as últimas emissões filatélicas dos Correios da Nova Caledónia, postas a circular desde Julho até agora. E começo pela emissão de um selo, o primeiro de uma série que vai ser lançada nos próximos quatro anos, dedicada às tradições da Melanésia e , especialmente aos Ciclos do Inhame, uma planta muito importante na alimentação base de muitos povos. Este selo tem trabalho artístico de Paula Boi-Gony, e o primeiro dia de emissão foi a 20 de Julho.

No dia 5 de Agosto, emitiram um selo comemorativo do 50º Aniversário da Sociedade Ornitológica da Caledónia, com desenho de Jean-Richard Lisiak. Esta organização é a representante local da BirdLife International, e a defensora da protecção e valorização do património natural e ornitológico da Nova Caledónia. A série dedicada a mostrar casas antigas da Nova Caledónia, tem um novo selo emitido a 15 de Setembro, que representa o Castelo Escande de Poya, mandado construir em 1882 por Alexandre Escande. O artista desenhador foi André Lavergne, e a impressão pelo processo de Talhe-Doce, foi de Phil@poste.

A 5 de Novembro emitiram um bloco filatélico de quatro selos, que representa espécies de Tartarugas Marinhas daquela região. É um trabalho artístico de Jean-Richard Lisiak, com impressão em Heliogravura e verniz selectivo. No mesmo dia puseram a circular uma série de dez selos auto-adesivos do tema «Flores endémicas da Nova Caledónia - Símbolos da biodiversidade vegetal». É um trabalho gráfico de Jean-Jacques Mahuteau, com fotografias do botânico Bernard Suprin.

Outras duas emissões filatélicas surgiram no dia 5 deste mês de Novembro, uma comemorativa do 150º Aniversário da Iluminação do Farol Amédée, construído em 1861 por Léonce Reynaud. Este selo tem trabalho artístico de Jean-Jacques Mahuteau. A outra emissão assinala o Natal de 2015, com um selo em forma de vitral, projectado por Claude Andreotto.






Sem comentários:

Enviar um comentário