terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Homenagem a Umberto Rapari

A cidade italiana de Pollenza prestou homenagem a um dos seus habitantes e herói da Segunda Guerra Mundial, Umberto Rapari (1915-2003), quando passa este ano o centenário do seu nascimento. Esta homenagem aconteceu no dia 20 de Setembro, com desfiles militares, de policias, civis e religiosos, e a decisão de dedicar uma praça com o nome de Umberto Rapari, um policia galardoado com a Medalha de Bronze de Valor Militar, pelo seu mérito e dedicação.

Em 9 de Setembro de 1943, o «Carabinieri Umberto Rapari» fazia uma ronda com outros policias em Appiano (Bolzano), quando foi interceptado por uma patrulha alemã. Não se rendeu, e mesmo atingido com tiros das tropas alemãs, conseguiu salvar os seus companheiros e dispersar o inimigo.

Esta homenagem contou com a participação da filatelia, como podem ver pelas imagens, com estas peças enviadas pelo amigo Luigi Santini, da Associação Falconara, uma folha especial com três selos personalizados, e um postal com selo e carimbo comemorativo, tudo organizado pelo Circolo Filatelico Numismatico "Vittorio Corsetti" - Treia (MC), e pela Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Falconara (Ancona). Mostro também a imagem da capa de um livro, que foi editado pela Associazione Nazionale Carabinieri, para assinalar esta homenagem e comemoração.





 

2 comentários:

  1. Formidable résumé présentant un illustre personnage de la seconde guerre mondiale que les associations philatéliques italiennes ont honoré avec beaucoup de respect et de souvenir. Merci Mario pour cet article. André FELLER.

    ResponderEliminar
  2. Excelente postagem Sr., Mauro, não conhecia este personagem. Realmente incrível a sua história e a homenagem feita pelos correios italianos.

    ResponderEliminar