quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Museu Sueco de História Natural

A Suécia está a comemorar este ano, o centenário da criação do Museu de História Natural, construído na zona de Frescati, a Norte de Estocolmo, pelo Arquitecto Axel Anderberg, entre 1907 e 1916, um monumental edifício conhecido por Palácio da Natureza, que alberga mais de dez milhões de fósseis, animais, plantas e minerais.

É este o tema de uma das emissões filatélicas que os Correios da Suécia - PostNord Stamps, vão pôr a circular a partir de amanhã, dia 14 de janeiro. É uma emissão de cinco selos auto-adesivos, que mostram espécies de animais e plantas que se podem encontrar neste grande Museu de História Natural. O trabalho de design é de Eva Wilsson, e a gravação de Lars Sjööblom e Piotr Naszarkowski. Foram editados cinco postais máximos, uma folha de colecção com a emissão e a inclusão do selo «Europa 2016», e que mostra a cúpula do edifício, e um sobrescrito de primeiro dia, que inclui o selo da «Emissão Europa 2016».

Esta «Emissão Europa 2016», que este ano é subordinada ao tema «Pense Verde», tem aqui o seu primeiro selo, também auto-adesivo apresentado em carteiras de dez exemplares. Este ano o motivo é igual para todos os países, e o desenho vencedor é de Doxia Sergidou, dos Correios de Chipre, que ganhou o concurso promovido pela PostEurop. Este desenho mostra como o futuro do planeta está nas nossas mãos. Uma outra emissão de um selo, mostra uma Águia desenhada pelo pintor finlandês Ferdinand von Wright (1822-1906), com trabalho gráfico de Lars Sjööblom. Há ainda a edição do sobrescrito de primeiro dia, e de uma folha de colecção, com grafismo de Carina Länk.

Por último, apresento a imagem da capa do «Bulletin - Stamp News 1/2016», a revista dos Correios da Suécia que apresenta estas novas emissões, e a descrição pormenorizada dos temas e das características técnicas de cada selo.





Sem comentários:

Enviar um comentário